terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dia da ciência divertida: experiência do vulcão

DIA DA CIÊNCIA DIVERTIDA

Integrado no nosso projecto de escola, mensalmente são realizadas experiências. Este mês foram os meninos da sala dos 5 anos que decidiram fazer a experiência do vulcão, para apresentar aos outros meninos da escola.

Para realizar esta esta experiência decidimos fazer uma maquete. Em primeiro lugar rasgámos papel de jornal e colocámos num balde, de seguida juntámos cola branca e água quente. A Ed. Ana Luisa passou tudo com a varinha mágica e a pasta de papel ficou pronta!




Com as nossas mãos escorremos a água da pasta de papel.

Depois começámos a construir o nosso vulcão com uma garrafa no centro.


Deixámos secar e depois pintámos.


Pintámos a relva com um saco de plástico, para dar um efeito texturado.Depois com material de desperdicio(rolhas,caixa de fósforo, restos de papel, palhinha, cápsulas do café) construimos uma casa, algumas árvores, um lago com um barco e uma estrada com um carro.


Ficámos muito orgulhosos do resultado final!


Preparámos os ingredientes para realizar a erupção: bicarbonato de sódio, tinta laranja e vinagre. Convidámos todos os meninos da escola para virem à nossa sala assistir à erupção do vulcão.  
E este foi o resultado final!



















8 comentários:

  1. Que vulcão fantástico!!!! Deve ter sido muito divertido! Ainda bem que o David me contou tudo e que tiraram fotografias para os pais verem!!! Eu gostava de ter visto... Bjs para todos

    ResponderExcluir
  2. Olá meninos, eu e a Joana estamos a gostar muito de ver a construção do vulcão. Ficou muito giro e está muito, muito, muito lindo(diz a Joana). Muito bom o vosso trabalho.
    Leonor e Joana Carrilho

    ResponderExcluir
  3. Eu, o pai da Joana, e a Mariana também gostamos muito do trabalho.
    Pedro e Mariana Carrilho

    ResponderExcluir
  4. Hum, eu acho quejá fiz isto quando tinha 5 anos, e foi espetacularmente divertido!!! Pedro porta-te bem.
    Beijinhos e adeus a todos e todas. Um abraço especial para a Ana.

    Gonçalo Miranda

    ResponderExcluir
  5. O Pedro hoje puxou-me para dentro da sala e fez questão de me mostrar todos os pormenores da construção, e do que está à volta do vulcão, até as frutinhas pintadas na árvore! O Pedro disse que a pasta de papel foi um bocadinho “knojo”! Mas pelos relatos adorou a experiência, até nos disse quais eram os ingredientes...e entretanto tem feito perguntas e temos falado sobre os vulcões a sério que até fazem ilhas! Bom trabalho miúdos! Estão mesmo a ficar crescidos!

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que os papás e familia gostaram, principalmente a Mariana Carrilho!Os vossos filhotes divertiram-se muito a fazer o vulcão! continuem com os comentários, são sempre lidos na sala a todas as crianças. Beijinhos à criançada.
    Educadora Ana Luisa

    ResponderExcluir
  7. Olá meninos. Esta experiência deve ter sido muito divertida! Acho que aprenderam muitas coisas interessantes sobre os vulcões, não é verdade? Espero que continuem a fazer estes trabalhos lindos.
    Beijinhos da titi da Joaninha.
    PS: Um beijinho também para a Ana Luísa.

    ResponderExcluir
  8. Olá, deve ter sido uma experiência fantastica de fazer e de ver!O Ricardo explicou-me todos os passos da construção do Vulcão: desde a pasta " q ate não era um nojo",de ter pintado com cor de laranja o vulcão e ter feito uma arvore com "muitas laranjas e uma laranja vermelha?!?....".Parabens pela iniciativa do Blog é uma optima ideia de vermos o que fazem os nossos "bebes".Bjs

    ResponderExcluir